Uma lista de verificação para otimizar a presença online de software e SaaS em sites de avaliação, abordando cadastro, escolha de categorias, preenchimento de perfil, tradução, coleta de avaliações e resposta a comentários, destacando benefícios para clientes e negócios.
Seja você uma startup, dono de um software estabelecido ou uma empresa SaaS, sua presença online em sites de revisão de software é importante. Uma das características do SaaS é a abundância de recursos que precisam ser compreendidos, oferecendo aos seus clientes atuais e potenciais informações sobre seus produtos, uma chance de compartilhar feedback e obter conselhos de software. Isso pode ser o fator determinante para conquistar um novo cliente e manter um cliente existente.
Esta lista de verificação é um guia passo a passo para startups e empresas com software como serviço sobre como iniciar e gerenciar a presença do produto em sites de avaliação (também chamados de portais de avaliação, plataformas ou apenas a palavra genérica ‘sites’). Trabalhe através desta lista de verificação e estabeleça uma presença bem gerenciada em sites importantes de avaliação de software.
Potenciais clientes confiam nas opiniões de usuários existentes para sua experiência. Nada supera as avaliações honestas dos usuários, já que a maioria dos consumidores (80%) lê avaliações online antes de comprar um produto ou serviço. Use sites de avaliações a seu favor, faça com que eles coletem e organizem informações sobre seu produto e tornem isso acessível.
Expressões autênticas da experiência do usuário são uma prova social. Como tal, avaliações genuínas sobre software e SaaS têm um grande impacto.
Clientes – Se a sua empresa possui avaliações online, os seus clientes podem avaliar melhor o seu produto e tomar decisões mais informadas. Eles procuram ativamente conselhos sobre software em sites de avaliações antes de fazerem as suas compras. Além disso, os clientes julgam o seu atendimento com base nas suas respostas às avaliações positivas e negativas.
Seu negócio – Os sites de análise de software informam sobre o seu produto, eles o expõem e até mesmo o promovem. Normalmente, você tem a opção de fazer upgrade para promoções pagas (você pode optar por depoimentos em pop-up ou utilizar vários recursos de marketing oferecidos pelos sites de análise).
Equipe de vendas – Como parte de suas versões atualizadas, alguns sites de avaliação oferecem formulários de contato que podem ser utilizados pela equipe de vendas como fonte de clientes em potencial.
Existem muitos sites de análises de software para buscar. Alguns focam em aplicativos móveis, enquanto outros cobrem uma variedade maior de produtos. O primeiro passo é escolher um ou mais e se inscrever.
Digite no seu mecanismo de busca o tipo de software que você possui e adicione “avaliações”, por exemplo: ‘software de help desk + avaliações’ ou ‘chat + avaliações’.
Aqueles que aparecem na primeira página (por exemplo, Capterra, GetApp, etc.) serão uma ótima opção para começar. Lembre-se de que a seleção muda de acordo com a sua busca.
Siga as instruções no site selecionado e faça algumas decisões durante o processo. Primeiro, escolha se você deseja se cadastrar usando o LinkedIn, Google ou seu e-mail.
Verifique se você se inscreve como fornecedor
No próximo passo, escolha o tipo de conta que você deseja.
Os sites de análises geralmente oferecem contas gratuitas e pagas, e alguns oferecem opções de PPC ou assinaturas anuais. Nesta etapa, pense nas opções de orçamento e tome a decisão com base nisso.
DICA: No início da sua jornada em um site de avaliações, você pode optar por uma conta gratuita. Depois de configurar o seu perfil e conhecer melhor o site de avaliações, você também pode escolher uma opção paga. De qualquer forma, é bom saber que você tem opções para promover o seu produto.
Lista dos sites de avaliações de software mais populares:
A maioria dos sites de avaliação oferece diversas categorias onde o seu software pode se encaixar. Alguns deles permitem que você selecione qualquer número de categorias. No entanto, outros são mais rigorosos, permitindo que você selecione apenas a categoria principal e algumas adicionais.
Você pode ser tentado a escolher o maior número possível de categorias. No entanto, essa pode não ser a melhor estratégia, pois pode confundir seus clientes sobre o uso pretendido do seu produto.
Escolha a categoria que melhor descreve o seu produto.
O perfil do site de revisão é onde seus clientes existentes e potenciais verão todas as informações sobre o seu produto. Pense nele como um perfil de mídia social que oferece a oportunidade de descrever as funcionalidades do seu serviço.
O processo de preenchimento é autoexplicativo. Envolve a inserção de informações em caixas, mas vale a pena investir energia para fazê-lo bem.
Seja criativo e use suas habilidades de redação e seu amplo conhecimento do seu produto e suas características. Tenha em mente a perspectiva dos clientes e destaque as melhores características do seu serviço.
Lembre-se de que você pode editar o perfil posteriormente e estendê-lo ou modificá-lo. Atualizações regulares fazem parte da manutenção e são altamente desejáveis.
Alguns sites avançados de análise oferecem a opção de adicionar vários idiomas. Se sua startup ou empresa opera internacionalmente, traduções de perfil podem impactar positivamente sua taxa de conversão.
Certifique-se de que suas traduções sejam feitas corretamente e verificadas por especialistas em linguagem e idealmente por alguém com conhecimento local, pois nuances linguísticas podem ser particulares. Uma tradução desleixada pode parecer pouco profissional ou resultar em mal-entendidos engraçados indesejáveis.
As seleções de idioma variam nos sites de análise, como você pode ver aqui.
Muitos sites de avaliação de software oferecem vários botões CTA que direcionam seus potenciais clientes diretamente para suas páginas. Isso elimina o passo intermediário e a rota fica clara da avaliação para o seu site. Portanto, faz sentido prestar atenção estratégica aos botões de call-to-action.
Exemplos de tais CTAs são botões de inscrição para teste gratuito, botões de conta gratuita, demonstrações de produto ou redirecionamentos para a página de preços.
Certifique-se de que eles sejam colocados e vinculados corretamente para que seus clientes encontrem facilmente o que estão procurando.
Como a maioria dos profissionais de marketing, você deseja saber o máximo possível sobre as fontes de tráfego. Quanto mais você souber sobre as fontes, melhores serão suas decisões de marketing.
A maioria dos sites de avaliação avançados oferece uma opção para adicionar suas tags UTM para que você possa acompanhar o desempenho dos sites de avaliação. Isso é especialmente importante se você estiver executando uma campanha de PPC.
Explore seu perfil em busca dessas opções, adicione suas UTMs e teste-as.
Uma vez satisfeito com o seu perfil, é hora de começar a coletar todas aquelas avaliações, esperançosamente, positivas.
Existem muitas maneiras de fazer isso. A melhor delas é enviar um e-mail para seus clientes atuais e pedir educadamente que deixem uma avaliação em um site de avaliação de sua escolha. Os usuários reais já trabalharam com seu produto, portanto, eles sabem o que gostam e o que não gostam, podendo escrever facilmente uma avaliação genuína. Avaliações honestas são exatamente a prova social que os potenciais clientes procuram.
Alguns sites de avaliação de software oferecem um serviço em que eles coletam avaliações online para você. Seus clientes receberão uma pequena compensação por seu tempo ao escrever uma avaliação na forma de vários vales-presente ou outros incentivos. Tome cuidado ao compartilhar os dados de seus clientes, como endereços de e-mail, com outras partes. Alguns podem não ficar felizes com isso. Tente obtê-las organicamente.
É essencial manter seu perfil ativo e atualizado, mas não espere um influxo rápido de avaliações. Tenha em mente que levará algum tempo para acumular suas classificações e avaliações online, então tenha paciência.
Atualize-o regularmente. Adicione informações sobre novos recursos ou alterações em seu software ou SaaS.
Atribua uma pessoa ou um grupo da sua equipe de marketing para ser responsável pelo perfil do site de avaliação. Ou, se você for uma startup e ainda não tiver recursos para isso, configure um cronograma para atualizações regulares do perfil.
Alguns sites avançados de avaliação oferecerão a opção de designar um gerente de conta que o ajudará a manter seu perfil e fornecerá informações úteis. Mantenha contato com eles para não perder nenhuma atualização ou mudança importante.
Existem três ingredientes principais para utilizar efetivamente o potencial da presença do seu site de avaliações. Um deles é o próprio perfil, em segundo lugar, o valor das avaliações online em si e, em terceiro lugar, suas respostas a elas.
Você receberá e-mails no endereço que você usou para se inscrever toda vez que uma nova avaliação do seu produto for publicada. Portanto, tente responder o mais rápido possível. Se você tiver um sistema de atendimento de tickets instalado, pode ter certeza de que não irá ignorar acidentalmente uma avaliação, além disso, você terá a pessoa certa para responder.
Dê respostas informadas e personalizadas às avaliações. Lembre-se da importância crítica e dos benefícios que avaliações genuínas têm para você.
Responda também às avaliações positivas. Lembre-se de que o cliente dedicou seu tempo valioso para compartilhar sua experiência. Reconheça isso. Além disso, receber avaliações positivas é bom e isso o motiva e à sua equipe.
Uma avaliação negativa não é necessariamente algo ruim. Ela fornece feedback valioso sobre o que melhorar em seu produto e lhe dá a oportunidade de mostrar seu cuidado e profissionalismo genuínos. Especialmente no caso de uma avaliação negativa, sua resposta é mais importante do que a própria avaliação. Mostra que você está disposto e apto a resolver o problema imediatamente. Isso sinaliza aos seus potenciais clientes que você leva o feedback deles a sério.
Confira os exemplos abaixo.
Crie um perfil completo – Ajuste-o se necessário e atualize-o regularmente.
Instale chamadas para ação – Torne-se fácil de ser encontrado.
Rastreie o tráfego – Conheça suas fontes.
Convide avaliações – Peça feedback aos seus usuários existentes.
Responda a avaliações positivas e negativas – Seja pessoal, personalize e seja rápido.
Use o Google para pesquisar sites de avaliação que apresentem produtos semelhantes aos seus. Os primeiros que aparecem definitivamente valem a pena tentar.
Isso depende da concorrência em sua categoria. Faça sua pesquisa e entre em contato com seu gerente de conta para obter o máximo de informações possível antes de começar.
Os melhores sites de análise irão fornecer a opção de adicionar seus próprios códigos de rastreamento ou UTMs aos CTAs ou outros links em seu perfil.
Peça aos seus clientes que façam uma avaliação de sua empresa em seu perfil ou que usem o serviço oferecido pelo portal de avaliações.
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Andrej Saxon | LiveAgent support team