Você está automaticamente em desvantagem agora, porque as únicas pessoas qualificadas para lidar com VIPs são aquelas que lidam com eles o tempo todo. A melhor e única maneira de aprender a lidar com VIPs é por meio da experiência real com VIPs. Felizmente, graças às dicas e conselhos neste artigo, você pode começar a escrever e-mails para VIPs e, com sorte, você receberá algumas respostas com as quais possa aprender. Este artigo o ajudará a fingir bem até que você aprenda como fazer.
Não aceite conselhos de amigos e familiares
Qualquer pessoa com alguma experiência em negócios de alto nível dirá que o conselho que você recebe de amigos e familiares é provavelmente o pior quando se trata de lidar com VIPs. O que é considerado “conhecimento comum” é, na verdade, um monte de baboseiras.
Por exemplo, no livro O Milionário Mora ao Lado, um grupo de pesquisa convidou vários milionários para participar de uma sessão de entrevista em grupo. Os milionários eram todos ricos por conta própria, então a equipe de pesquisa colocou caviar, ovos de codorna e ostras. A comida quase não foi tocada por ninguém além da equipe de pesquisa.
Por quê? Porque os pesquisadores usaram o que achavam ser “conhecimento comum” ao lidar com seus VIPs. Eles esqueceram que esses milionários por conta própria cresceram com latas de feijão e e cachorros-quentes cortados. Os pesquisadores acharam que o status de milionário mudaria de alguma forma as pessoas que se tornaram milionárias.
Somente aceite o conselho de pessoas que realmente tenham experiência em lidar com VIPs. As equipes de pesquisa mencionadas acima agora se qualificam como pessoas a quem você pode perguntar, pois elas lidaram com VIPs e aprenderam sua valiosa lição.
Não tente “ser você mesmo”
Ser você mesmo é o pior tipo de conselho que alguém pode dar. Você não precisa ser um robô, não precisa escrever conteúdo estéril e não precisa ser clínico. Por outro lado, você não deve mostrar sua personalidade.
Se você vai mostrar um pouco de personalidade, então você só pode fazer isso uma vez, e é melhor fazê-lo perto do final ou na seção de observações. Um comentário simples como “e minha mãe sempre disse que eu estava perdendo meu tempo fazendo [tarefa]”.
Por exemplo,
OBS. Eu enviei convites para todas as 36 estrelas da TV infantil, (e minha mãe dizia que eu estava perdendo meu tempo assistindo Power Rangers quando criança).
Escreva de forma natural e gentil
O segredo é escrever naturalmente e manter seu e-mail conciso e direto ao ponto. O que não parece natural é muita tolice. Algumas pessoas têm a tendência de tagarelar quando estão escrevendo porque acham que soa bem em sua cabeça. O problema é que o leitor rapidamente fica entediado e irritado. Mantenha seu e-mail natural, gentil, curto e conciso.
Lembre-se dos seus modos
Sim, você precisa realçar um pouco os seus modos, mas existe uma linha tênue entre ser educado e parecer estrangeiro. Seja muito educado, mas se você for longe demais, seu e-mail será lido como se tivesse sido escrito por uma pessoa que fala sua língua como segunda língua. Veja abaixo um exemplo de um e-mail devidamente educado.
Por exemplo,
FAO – William Shatner
Espero que você esteja bem. Meus associados e eu gostaríamos de convidá-lo formalmente para a Canadians Appreciation Society como um membro VIP.
Atenciosamente
Carl Carlson
Não tente vender para o VIP
Você não precisa ser um VIP para saber quando está sendo vendido. Qualquer pessoa com e-mail sabe a diferença entre um e-mail importante e alguém tentando vender algo.
A pior coisa que você pode fazer ao lidar com VIPs é tentar vender algo para eles. Se você quer algo deles, então seja rápido, conciso e vá direto ao ponto. Não faça rodeios. Você não é a primeira pessoa a fazer um pedido e não será a última.
Considere serviços de redação
Se você está realmente sem ideias ou não está chegando a lugar nenhum, então busque algum tipo de serviço de redação. Você pode experimentar alguns scripts de e-mail para ver se isso faz com que sua criatividade flua, mas se você estiver realmente travado, deixe o e-mail escrito para os profissionais. Você estará em melhor situação pagando pelos serviços de redação, do que enviando e-mails mal acabados e fazendo papel de bobo.
Siga nossa checklist
Apenas lembre-se de ser educado e profissional. Isso é tudo o que alguém poderia pedir, especialmente se você não conhece a pessoa intimamente. O uso indevido de palavras é provavelmente uma grande implicância para a maioria dos VIPs, então verifique com outras pessoas para ver se as palavras que você usou estão corretas. Mesmo frases simples como “Eu não ligo” incomodará os VIPs com inteligência. Eles sabem que deveria ser “Eu não me importo”, e eles querem dar um sermão em você por escrever errado. Se você ainda está um pouco confuso sobre esse assunto, aqui está nossa checklist para você seguir.
- – Não aceite conselhos de amigos e familiares
- + Escreva naturalmente e de forma genti
- – Não tente “ser você mesmo”
- + Lembre-se dos seus modos
- – Não tente vender para o VIP
Bonus tip: Don't keep them waiting
Ensure you never keep your VIP clients waiting thanks to our SLA manager that alerts you whenever a ticket from a VIP client is received.
Compartilhe este artigo
LiveAgent oferece suporte ao cliente, incluindo migração de dados, atendimento 24/7, webinars e modelos de e-mail. A empresa é recomendada como a melhor opção para suporte de mídia social. Além disso, a central de atendimento restrita evita spam e tickets duplicados, mas pode afetar a proximidade com o cliente. O suporte apenas por e-mail pode ser limitado, mas o software de gerenciamento de e-mail pode melhorar a eficiência e a satisfação do cliente.
Teste de Velocidade de Digitação
Aprenda a usar o ChatGPT para traduzir texto em 5 etapas fáceis. Integre o Twitter com o LiveAgent para uma solução de custo-benefício. Aumente a satisfação do cliente com respostas rápidas. Melhore a produtividade do agente e a velocidade de digitação com o teste de digitação.
Programa de Caça aos Bugs do LiveAgent
O LiveAgent é um software de atendimento ao cliente que melhora a comunicação e oferece recursos adicionais, como rastreamento de problemas e gravação de chamadas ilimitadas. Também possui programa de revelação de vulnerabilidade e recompensas para pesquisadores de segurança que encontrarem e relatarem vulnerabilidades.