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Como Usar Cold Email para Geração de Leads

Andrej Csizmadia

Andrej Csizmadia

Última modificação em September 29, 2020 em 12:17 pm

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Cold emails ainda são a melhor maneira de gerar leads. E nas palavras sábias do Guns N’ Roses, “Tudo o que precisamos é um pouco de paciência.”

Você apenas terá que esperar e ver se seus esforços estão tendo um impacto.
Descobertas do MarketingSherpa concordam: Como Usar o Cold Email Para Geração de Leads

Você Tem Que Dar Para Receber

“Hoje é importante estar presente, ser relevante e agregar valor.” – Nick Besbeas
Mas seu cold email deve oferecer valor. Seu cliente em potencial estará procurando o que há de valor para ele. Você pode esperar mais interesse do consumidor quando oferece um pouco. As descobertas da HubSpot articularam que – E-mails de incentivo a leads geram uma CTR de 8% em comparação com os envios de e-mail geral, que geram apenas uma CTR de 3%.  

Muito Dinheiro e um Bônus

Um cold email não vai começar a ganhar muito dinheiro instantaneamente, mas pode desenvolver relacionamentos que acabarão levando a uma oportunidade. O maior bônus: você pode ter um sucesso enorme com um orçamento de marketing pequeno.
“O conteúdo constrói relacionamentos. Os relacionamentos são construídos com base na confiança. A confiança gera receita.” – Andrew Davis

Mas os Cold Emails Não São Apenas Spam Com Uma Assinatura?

Não. O envio de cold emails não é resultado de spam. Não estamos falando de e-mails em massa de produtos farmacêuticos, mas de e-mails direcionados e personalizados. Apenas certifique-se de seguir as regras da FTC sobre o assunto.

Um relatório do SilverPop/DemandGen afirma, “Os e-mails de incentivo a leads obtêm de 4 a 10 vezes a taxa de resposta em comparação com o envio de e-mails autônomos.”  

SPAM do Bem – Comportamento Livre

A lista do LeadFuze de como não ser péssimo no envio de cold emails inclui:

  • Não se apresente de forma errada
  • Não use linhas de assunto enganosas

  • Identifique se o e-mail é um anúncio
  • Inclua seu endereço comercial
  • Dê a eles uma opção de exclusão
  • Honre as opções de exclusão
  • Saiba o que outras pessoas fazem/enviam em seu nome – Mesmo que você contrate uma empresa para lidar com a divulgação por e-mail, você ainda é legalmente responsável.

Estatísticas da Tellwise revelam que – Um comprador médio recebe mais de 100 e-mails por dia, abre apenas 23% e clica em apenas 2% deles.

Como Usar Cold Email para Geração de Leads

Então você quer ter certeza de que está nos 23%, certo?

“Clicadores” Compulsivos

Enviar cold emails é menos irritante do que ligar. Existem muitas pessoas por aí tratando e-mails como o telefone – eles têm que atender quando ele toca, eles têm que clicar para abrir quando o e-mail chegar.

Mas eles vão te mandar para o lixo em segundos se os assuntos e a história parecerem criados por um autobot. As estatísticas do Convince and Convert mostram que 33% dos destinatários de e-mail abrem e-mails com base apenas no assunto.   

Personalize o Conteúdo de Forma Criativa

As descobertas do Aberdeen Group afirmam: E-mails personalizados melhoram as taxas de cliques em 14% e as taxas de conversão em 10%.   

Você está procurando iniciar um relacionamento novo e duradouro, então faça uma conexão real de um humano com outro. Crie uma ótima história curta, da linha do assunto à assinatura. Retention Science afirma, “E-mails personalizados, incluindo o nome do destinatário na linha de assunto, têm taxas de abertura mais altas.”

Todos nós sabemos que isso é verdade. Você sabe o que escolheu para abrir hoje em sua caixa de entrada e o que descartar.

O Conteúdo do Cold Email é uma Arte

Só porque você conhece muito bem o seu produto, não significa que você pode criar automaticamente um conteúdo incrível, que prenda a atenção e que desperte a curiosidade para envolver seu público-alvo. Isso requer habilidade, teste e pesquisa.

A Fórmula Secreta Para a Criação de Conteúdo

Você precisa do poder de persuasão para mantê-los lendo. Certifique-se de usar uma fórmula testada e comprovada para construir seu castelo de conteúdo. Existem muitos por aí que comprovadamente prendem e cativam.

Não tente reinventar a roda – apenas aplique uma camada de tinta colorida nela e aplique verniz para que ela brilhe! Encontre o modelo ideal para você e reaproveite-o para suas necessidades.

“O marketing não é mais sobre as coisas que você faz, mas sobre as histórias que você conta.”  Seth Godin

Um Modelo Típico

Você vai criar um cenário para eles – Daqui à Eternidade e a Lancha que os levará até lá.

Aqui: A situação atual da sua empresa.
Eternidade: A terra idílica de leite, mel e ROI.
A lancha: Como você vai levá-los até lá. 

Você identifica o problema que é extremamente relevante para seu cliente potencial e fornece a solução que fará com que seus problemas desapareçam. Você é a ponte trazendo a resposta.

Como Usar Cold Email para Geração de Leads

O iMedia Connection descobriu que “68% dos consumidores se sentem mais positivos sobre uma marca depois de consumir conteúdo dela”.

Atingindo Onde Dói

Outra fórmula é o ataque “Dor, Mais Dor, Alívio”.

Dor: Você destaca o problema dos clientes potenciais.
Mais Dor: Você mostra a eles a estrada à frente repleta de minas terrestres.
Alívio: Você dá a eles a arma para abrir o caminho.

Você mostra a eles como evitar o perigo. Dan Chip Heath afirma “Depois de uma apresentação, 63% dos participantes se lembram de histórias. Apenas 5% se lembram das estatísticas”. O mesmo pode ser dito sobre uma ótima história de e-mail.

Livre Para Todos?

Nas palavras perspicazes de Sting, “Livre, livre – liberte-o.”Nesta abordagem, você fará um pedido claro ao seu cliente potencial, mas deixe-o saber, “ele está LIVRE” para fazer o que quiser.

42 estudos psicológicos apóiam esta técnica de persuasão particular. Você está dando a eles uma maneira de escapar do seu “pedido” e tão milagrosamente eles tendem a dizer “sim” para você.

Escolha Bem Seus Modelos

Existem muitos modelos eficazes que você pode investigar e encontrar o ajuste perfeito para o que deseja dizer.

Você tem a estrutura, agora você precisa das palavras mágicas. Escreva certo. Este não é o momento para um ensaio extenso ou haicai. As palavras que você escolheu têm o poder de conquistar novos clientes e gerar mais leads.

“O conteúdo constrói relacionamentos. Os relacionamentos são construídos com base na confiança. A confiança gera receita.”– Andrew Davis

Um Título Cativante

Sua linha de assunto tem que saltar como um título de sucesso de James Patterson na Barnes Noble. Mantenha-o abaixo de 50 caracteres. Três palavras no máximo.
O Email Institute (Epsilon) descobriu que,“As linhas de assunto que criam um senso de urgência e exclusividade podem resultar em uma taxa de abertura 22% maior.”

Com Quem Você Está Falando?

Você não é Mel Gibson como William Wallace em “Coração Valente” dirigindo-se a milhares com um grande discurso. As pessoas podem sentir o cheiro de conversa fiada a um quilômetro de distância. Todos podem ver o alvoroço de marketing apenas a partir da linha de assunto. Imagine que você está conversando com um colega de trabalho e caia na real!

“Bons profissionais de marketing veem os consumidores como seres humanos completos, com todas as dimensões que as pessoas reais têm.”– Jonah Sachs

Um Pouco Daquele Toque Humano

Como Bruce Springsteen cantou, “Apenas um pouco daquele toque humano.” Lembre-se de que pessoas reais receberão seu e-mail, portanto, certifique-se de que seu tom diga que você sabe que uma pessoa viva está do outro lado da mensagem.

Você deseja que eles comprem. Informe por que você os escolheu especificamente e mostre familiaridade com seus negócios. Seja casual – Senhor e Senhora são relegados aos “velhos tempos”.

Não Temos o Dia Todo

Não me faça deletar você por causa de um blá blá blá sobre você. As introduções podem ir pela janela. Apresente seus melhores pontos no início. Menos é mais. Seja breve. Faça isso bem. Ah, e não use imagens.

Como escrever um bom e-mail por Dan Munz:

  1. Escreva seu e-mail
  2. Delete a maior parte
  3. Envie

Quão móvel é você?

A pesquisa da ContactMonkey descobriu que – 40% dos e-mails são abertos primeiro no celular – onde a tela média do celular só pode caber de 4 a 7 palavras no máximo.

Esta é uma informação vital sobre como você elabora suas linhas de assunto, comprimento das frases e textos curtos. Genwi descobriu que – 86% dos compradores B2B acessam conteúdo relacionado a negócios em dispositivos móveis.

Guarde o Melhor Para o Final

Elabore sua assinatura no final para incluir sutilmente links que você deseja que seu cliente em potencial veja. Este é o momento de deixá-los saber um pouco sobre você. Você deveria encerrar com uma pergunta? Sim. É uma forma de atrair o seu caminho para uma conversa.

Use um P.S. no final, como uma maneira inteligente de destacar uma opção de exclusão de uma forma coloquial.

Mantras Diários

Se você é um bom profissional de marketing, precisa ser um pouco louco. – Jim Metcalf

  • Eu acompanho e depois acompanho novamente
  • Eu nunca desisto – vai dar frutos com o tempo
  • Testo minhas mensagens repetidamente – deixe-me tentar um novo gancho.

A Medida de Teste de Três Pontos

Como você descobre a eficácia de sua mensagem de e-mail?
Meça estes 3 pontos:

  • Taxa de abertura – Eles estão gostando da minha linha de assunto?
  • Taxa de resposta – Eles estão entrando em contato?
  • Vendas geradas – Eles estão comprando?

Não fique muito ansioso e teste cedo. Apenas analise o reajuste depois de enviar cerca de 300 e-mails. As descobertas da HubSpot articularam que – E-mails de incentivo a leads geram uma CTR de 8% em comparação com os envios de e-mail geral, que geram apenas uma CTR de 3%.

Tempo é Tudo

Como Usar Cold Email para Geração de Leads

A GetResponse afirma que – Os melhores horários para enviar e-mails aos clientes em potencial são 8h e 15h.
Você deseja ter certeza de que está enviando seus e-mails no melhor horário do dia para gerar o máximo de leads. A Experian sugere que – e-mails de terça-feira têm a maior taxa de abertura em comparação com outros dias da semana.

Saída Estilo Columbo

Como Peter Falk costumava fazer sua falsa saída no filme “Columbo”, ele se virava e dizia,“Só tem mais uma coisa …”

“O e-mail tem uma capacidade que muitos canais não têm: criar toques pessoais valiosos – em escala.” – David Newman

Use-o com sabedoria e ele renderá grandes leads.

Justin McGill

Guest Post Author

Justin McGill

Justin is the Founder of LeadFuze, a lead generation software platform for companies that sell business-to-business. Get 50 leads for free as part of an upgraded trial for reading this post!

Andrej Csizmadia

Andrej Csizmadia

Growth Marketer

Andy is Growth Marketer at LiveAgent. Previously, he studied International Relations and Business Diplomacy and was active as a volunteer in the world's largest student run organization, AIESEC. Running, music and reading books are his favourite free-time activities.

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