Quais são as tendências de marketing que fizeram a diferença em 2018?
As técnicas e metodologias de marketing estão em constante mudança. O mundo mudou da televisão e da mídia impressa para uma era moderna completamente nova de mídia social e tecnologias de publicidade automatizadas. As marcas precisam acompanhar as oportunidades de marketing digital cada vez mais rápidas e crescentes para se manter no topo e superar seus concorrentes. Sua principal tarefa é atingir seu público e analisar suas necessidades, numa era em que os consumidores se tornam mais céticos e menos suscetíveis à propaganda.
As pessoas vivem e respiram marketing todos os dias em tudo o que fazem. Parece que os especialistas em publicidade modernos já tentaram de tudo: eles empregaram coisas como realidade virtual, inteligência artificial e estratégias com influenciadores para fazer as pessoas comprarem coisas. No entanto, existem tendências de marketing das quais você ainda pode tirar o máximo proveito.
Neste artigo, revisaremos dez tendências de marketing atuais que são relevantes para empresas de diferentes setores, independentemente de seu tamanho. No entanto, primeiro, vamos ver quais tendências de marketing as pessoas acreditavam que dominariam o setor em 2018. Em sua pesquisa de atividade de marketing, Dave Chaffey pediu as profissionais de marketing de diferentes setores que classificassem as tendências de marketing em termos de sua relevância no mundo empresarial moderno.
Descobriu-se que a maioria votou no marketing de conteúdo, já que ele estava no topo por três anos consecutivos. O conteúdo é um combustível que impulsiona o motor de marketing digital. É importante em tudo, desde o e-mail marketing ao desenvolvimento do site. Foi uma surpresa ver que os profissionais de marketing prestaram atenção ao big data como uma atividade de marketing e deram a segunda posição a ele. Alguns profissionais de marketing realmente consideram as pesquisas ou estatísticas mais convincentes e úteis na venda de produtos e serviços. A terceira posição foi dada para Inteligência Artificial e Machine Learning. Há um grande interesse neles por parte dos profissionais de marketing, embora eles ainda se sintam limitados no uso dessas ferramentas.
No entanto, na prática, em 2018, o Top 10 é completamente diferente do que foi projetado. O marketing digital está em constante mudança e as novas tendências de marketing são a prova disso. Com o passar do ano, podemos tirar conclusões sobre o sucesso e a frequência do uso de certas tendências de marketing. Veja agora a lista das 10 principais tendências de marketing:
Business Intelligence
Muitas marcas decidiram investir em Business Intelligence (também conhecido como Inteligência de Negócios ou Inteligência Empresarial) para alcançar seus objetivos de marketing. Ainda é caro, mas o BI muda completamente a estratégia de marketing ao fazer uso das ferramentas ideais para o melhor da empresa. Os especialistas de marketing dependem muito de dados que lhes permitem determinar a qual público se dirigir, onde colocar sua campanha e como alocar recursos financeiros e outros recursos. Isso exige que os profissionais de marketing sejam bons em números e análises, mas ele traz resultados eficazes. Ao manter o foco na análise, o business intelligence permite descobrir, armazenar e interpretar dados que facilitam o processo de tomada de decisão.
Plataforma de Gerenciamento de Dados (DMP)
A principal vantagem dessa tecnologia é a capacidade de conectar o tráfego de todas as plataformas em uma só. Isso fornece aos profissionais de marketing uma ideia precisa de onde e quando causar impacto para o cliente. A tecnologia DMP fornece uma solução segura para o armazenamento de dados e determina como usá-los de forma inteligente. Ele não exclui a necessidade de conteúdo SEO, campanhas publicitárias e outros meios de marketing, mas melhora sua eficiência e seu resultado.
Big Data
O big data é agora a essência do marketing digital. A ciência de dados, o big data e o machine learning têm um impacto poderoso em dezenas de setores, mas definitivamente revoluciona o marketing e as vendas. Ele explica como os preços são definidos, gerenciados e otimizados. Ele coleta dados sobre a reação do cliente ao aumento de preço e suas expectativas sobre os produtos. Ele agiliza as decisões rotineiras de marketing, enriquecendo-as com propósito e significado específicos. Quanto mais avançados forem os algoritmos de big data, mais bem sucedido será o marketing. Os softwares mais populares usados por profissionais de marketing são o Google Analytics, GoodData e Qlik Sense.
Conteúdo centrado no cliente e personalizado
O marketing de conteúdo ocupou o topo das tendências de marketing por três anos consecutivos. Seu papel não deve ser subestimado. O conteúdo continuará a ser uma parte fundamental das tendências de marketing por muitos anos, pois é a principal parte da propaganda e a que atrai mais rapidamente a atenção do cliente. As empresas de redação obtêm cada vez mais demanda. O serviço de redação “essay on time” tem muitos pedidos de redação de conteúdo e eles tentam estar atualizados com as tendências de conteúdo. No entanto, hoje, seu objetivo é proporcionar a percepção de uma experiência personalizada ao consumidor, tentando escapar das limitações tradicionais e se tornar mais dinâmico. O objetivo principal do marketing de conteúdo hoje é fornecer conteúdo que seja atraente para cada cliente de forma pessoal e melhorar significativamente o desempenho das campanhas de marketing. O marketing de conteúdo define tendências e cria quase 8 vezes mais tráfego na web do que marcas com orçamentos limitados de marketing de conteúdo. Além disso, o e-mail marketing permite atingir o foco no cliente. Como um subtipo de marketing de conteúdo, ele é quase 40 vezes mais eficaz do que o Facebook porque visa as pessoas de forma direta.
Recursos visuais
O ano de 2018 foi marcado pelo aumento do uso de recursos visuais no marketing. Era difícil negligenciar a tendência de colocar GIFs, vídeos, fotos e outros conteúdos gráficos e visuais em todos os anúncios que você pudesse notar. As pessoas tendem a perceber melhor as informações visuais. Nós memorizamos as imagens melhor do que as palavras, sem falar nos vídeos e GIFs. Além disso, devido ao ambiente dinâmico em que vivemos, as pessoas acham mais fácil “ver” do que “ler”, fazendo com que o conteúdo visual seja mais prático. Portanto, os mercados modernos tentam usar recursos visuais para atrair clientes por meio das mídias sociais e outras tecnologias de comunicação. Essa é a realidade, e quanto antes as marcas a aplicarem em suas campanhas, melhor começará a trazer seus resultados.
Marketing de Pesquisa por Voz
Antigamente, o SEO era orientado por palavras-chave que eram colocadas no texto. Hoje, testemunhamos a crescente popularidade da pesquisa por voz, que tem um impacto significativo no SEO. O software de reconhecimento de voz não é um fenômeno novo, mas sua aplicação no marketing não era um assunto de pesquisa antes de 2018. As pessoas usam seus assistentes de smartphone para pesquisar tudo, desde utensílios de cozinha até o jardim de infância mais próximo, e sua aplicação no marketing trouxe novas perspectivas. Com base na tendência, a busca por conversação pode ser a próxima técnica de marketing chave a ser levada em consideração pelas marcas. Tudo foi centrado em torno de SEO e UX/US, mas não há uma tela quando se trata de pesquisa por voz.
Mobile Marketing
O mobile marketing deve estar no centro das tendências de marketing em 2018. As pessoas preferem comprar as coisas quando estão em movimento, por isso negligenciar os telefones celulares é imperdoável para as marcas populares. Os smartphones modernos se tornaram dispositivos universais para pesquisar, escolher, comprar e pagar. Por isso, é extremamente importante prestar a devida atenção às forças e oportunidades do mobile marketing. Ele visa um alcance fácil e eficaz para o público alvo. Além disso, a vantagem óbvia do mobile marketing é a abordagem centrada no cliente. Seu anúncio pode ser direcionado a grupos selecionados de pessoas que o receberão de forma direta. Lembre-se das estatísticas: 80% dos usuários de internet têm smartphones e mais de 60% do tempo das redes sociais é gasto em plataformas móveis.
Inteligência Artificial
A inteligência artificial começou a influenciar as estratégias de marketing em 2017, e em 2018 seu impacto só aumentou. No entanto, os profissionais de marketing ainda estão longe de realizar todo o seu potencial. A tecnologia em si já percorreu um longo caminho desde sua origem até o uso. Entretanto, o marketing movido à IA promete um grande futuro para as vendas da marca ao permitir que os profissionais de marketing redirecionem seus esforços e recebam um feedback maior. A inteligência artificial ajuda na segmentação do cliente, na análise das necessidades do cliente e na precisão do anúncio direcionado. Ela também aprimora as interações com o cliente e facilita a comunicação com o público alvo. As tecnologias de inteligência artificial estão remodelando o marketing e afetam vários aspectos dos negócios. Se usada com um entendimento completo, a IA promete um aumento significativo na base de clientes e nas vendas.
Microinfluenciadores
Você pode se perguntar como os blogueiros e vloggers ganham dinheiro e por que há tantos anúncios no perfil do seu cantor favorito. Os microinfluenciadores são aqueles que não têm um alcance massivo, mas têm seguidores, a maioria dos quais seguiria seus conselhos de marketing. Eles são, em sua maioria, blogueiros do Youtube e Instagram que tentam oferecer produtos e serviços por meio de seus canais e perfis. As redes sociais se tornaram análogas ao mercado, onde você pode não apenas receber recomendações, mas também comprar os produtos que estão sendo anunciados em segundos.
Marketing Experiencial
O marketing experiencial, também conhecido como marketing de engajamento, tenta transmitir os benefícios da marca e do produto para um público amplo. Ele compreende uma variedade de técnicas e estratégias de marketing diferentes que são dirigidas a imergir os clientes para dentro do produto. As marcas que têm sucesso nesse tipo de marketing oferecem uma ampla gama de ofertas e negócios atraentes a seus clientes. O marketing experiencial é a maneira de ir além dos tradicionais anúncios gráficos e de mídias sociais, por meio das emoções positivas para promover fidelidade à marca. Essas marcas, que aplicam o marketing experiencial com sucesso, incentivam os clientes a voltar e influenciam o valor do tempo de vida de um cliente. Bons exemplos de marketing experiencial podem ser as instalações em estações subterrâneas ou shoppings, sprays de líquidos antibacterianos de uma marca em locais públicos, etc.
Quais são as tendências de marketing projetadas para 2019?
Todos os empresários se perguntam como aumentar suas vendas e distinguir sua marca dos concorrentes. Marketing e qualidade são a única resposta. No entanto, as técnicas e estratégias de marketing a serem escolhidas dependem do seu conhecimento do setor e da disponibilidade de recursos para financiar o marketing. Assim como discutimos as tendências de marketing atuais, vamos fazer uma revisão rápida das tendências de marketing projetadas para o ano de 2019.
Trazer o CEO para o Marketing de Vídeo
Ninguém pode ser mais apaixonado pelo negócio do que seu dono. Eles são os únicos que sabem como foi difícil construir e operar uma máquina inteira. Portanto, sugerimos que o CEO assuma o palco e fale sobre a missão e a visão da empresa. Aqueles que assistirão ao vídeo não ficarão indiferentes ao tom de voz, paixão e entusiasmo de quem ama de verdade o que faz. Lembre-se do quão apaixonado estava Steve Jobs quando subiu ao palco e como sua paixão e talento de marketing impactaram nas vendas.
Publicidade Nativa
As pessoas estão ficando incomodadas com a abundância de anúncios na internet. Principalmente quando se trata de publicidade patrocinada, que está em todo lugar. A publicidade nativa é mais sutil, já que seu objetivo é fundir-se com o ambiente. Por exemplo, existem pequenos anúncios na parte superior e inferior de cada página do Google. Eles são marcados como “Anúncio”, mas combinam completamente com o conteúdo da página e não causam distração.
IGTV do Instagram
Os vídeos e recursos visuais estão sendo deixados no passado. Estamos caminhando para uma nova era da TV na internet, que permite maiores oportunidades de marketing digital. A internet assumiu o controle da televisão em termos de tempo médio que uma pessoa gasta em cada fonte de entretenimento. Sendo assim, o produto recente do IGTV do Instagram é a melhor maneira de apresentar os benefícios do produto e conquistar o público. Ele permite enviar vídeos de até uma hora de duração. Esta é uma chance de buscar objetivos de marketing utilizando criatividade e conteúdo impecável. Conforme o número de usuários cresce, os clientes ficam cada vez mais exigentes quando à qualidade da imagem e ao conteúdo do vídeo. Por isso, se apresse e não perca a oportunidade de acertar em sua estratégia de marketing.
Marketing no Smart Speaker e Pesquisa por Voz
Recentemente, as pessoas começaram a usar funções de gravação e reconhecimento de voz em seus smartphones. Dessa forma, isso não poderia deixar de refletir no marketing. Espera-se que mais de 30% da navegação na web será sem tela em 2020. Uma pesquisa de marketing descobriu que mais de 75% dos proprietários de smartphone usam seus dispositivos para executar uma pesquisa por voz pelo menos uma vez por semana. Desnecessário dizer que a população idosa, que utiliza tecnologias modernas, acha a pesquisa por voz mais conveniente do que a tradicional. Para acompanhar a tendência, deve-se pensar sobre o marketing de pesquisa por voz em seu setor e implementar as técnicas mais recentes em sua estratégia de marketing. Está claro que em 2019 os empresários definitivamente precisarão de bons especialistas em SEO que sejam competentes em marketing de pesquisa por voz.
Realidade Virtual
A realidade virtual já se tornou uma necessidade para marcas de luxo, mas agora começou sua expansão para outros segmentos de negócios. Ela é uma ferramenta de marketing eficaz que cria uma experiência de compra aprimorada. Por exemplo, a RV faz sentido quando os produtos ou serviços oferecidos pela marca podem ser experimentados. Muitos produtores de relógios de luxo, joias ou óculos de sol, como por exemplo, Swatch e Ray-Ban, já implementaram essa tecnologia permitindo que seus clientes experimentem seus produtos virtualmente usando a câmera do smartphone. Em 2019, espera-se que essa tecnologia se torne cada vez mais popular entre os produtores de mercado de massa. Confira este guia de realidade virtual e descubra como criar um tour virtual.
As tendências de marketing mudam ao longo dos anos, contribuindo de forma positiva à uma variedade de formas de atrair a atenção dos clientes. Os profissionais de marketing fazem uso das tecnologias que surgem no mercado e tentam ajustá-las para conquistar um público mais amplo. Está claro que uma abordagem centrada no cliente está no cerne de qualquer campanha de marketing, e o marketing digital tornou mais simples de alcançar o cliente certo. No entanto, no futuro, os profissionais de marketing enfrentarão um grande desafio: os clientes estão ficando irritados com a propaganda. Eles precisarão criar algo menos incômodo do que anúncios visuais e vídeos, mas interessante e interativo como a realidade virtual, para fazer com que as pessoas comprem seus produtos. Vamos ver o que o futuro do marketing traz para nós.
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