O comércio eletrônico ou ecommerce é uma profissão em rápido crescimento. À medida que as compras online se tornam cada vez mais populares, mais e mais lojas virtuais estão surgindo todos os dias, com empreendedores vendendo seus produtos para uma variedade de nichos diferentes. Esta é uma grande oportunidade para quem está brincando com a ideia de abrir a sua própria loja online. Nunca houve melhor época para fazer isso – o software está totalmente disponível, o mercado está lá e a web está repleta de artigos que explicam como fazer isso (como este). Configurar uma loja online é fácil depois de decidir o que vai vender e como. Então, só falta você administrar o dia-a-dia. Aqui estão algumas dicas úteis que ajudarão você a maximizar a eficácia de sua loja de comércio eletrônico a partir do primeiro dia.
Terceirizar o atendimento de pedidos
Uma vez que sua loja online esteja instalada e funcionando e você tenha clientes na porta, você não vai querer perder tempo comprando e armazenando estoque, empacotando tudo e carregando para os correios. Você pode não ter o espaço necessário! Por esse motivo, muitos proprietários de lojas virtuais optam por trabalhar com um rcomerciante de dropshipping confiável para lidar com o lado do atendimento de pedidos de sua operação para eles.
Um dropshipper armazena estoque, cuida de toda a sua postagem e embalagem, e vai aplicar sua marca na embalagem para que para o cliente pareça que o pedido veio de você. Ao receber pedidos através do seu site, você simplesmente os encaminha ao seu fornecedor de dropshipping, que cuidará deles para você. Seu lucro total será o que o cliente pagar menos o custo cotado pelo seu fornecedor de dropshipping.
Os clientes são pessoas impacientes e querem que seus pedidos sejam enviados com rapidez e segurança. Ao terceirizar esse lado do seu negócio para um profissional, você economiza tempo e aborrecimentos e garante que os clientes recebam seus pedidos prontamente.
Enviar e-mails de carrinho abandonado
Às vezes, um usuário online abandona um carrinho de compras sem concluir a compra. Mesmo com testes de sites, às vezes pode ser difícil descobrir por que isso está acontecendo (embora ainda valha a pena testar para ver se é uma solução fácil). Pode ser que eles simplesmente tenham ficado sem tempo ou percebido que não estavam com o cartão de crédito. Seja qual for o motivo, vale a pena configurar e-mails de carrinho abandonado para lembrar o cliente do item em sua cesta de compras. Pode ser que eles estivessem pensando em comprar o item em uma data posterior e se esqueceram, nesse caso, seu lembrete por e-mail poderia trazer eles de volta para concluir a compra. Se você não tentar, você nunca saberá.
Se você descobrir que está fazendo com que muitos usuários abandonem seus carrinhos de compras, então definitivamente vale a pena dar uma olhada na análise do seu site e fazer alguns testes para ver o que está causando isso. Se o seu processo de pagamento for muito moroso, exigir muitos preenchimentos de formulários ou se houver taxas ocultas que aparecem no último minuto, isso pode estar colocando seus clientes na fase final.
Use uma função de helpdesk ou chat ao vivo
Se há uma coisa em que você não quer economizar quando está administrando uma loja online é em fornecer suporte adequado ao cliente. Felizmente, há maneiras cada vez mais inovadoras de se conectar com seus clientes para que eles se sintam ouvidos e tenham seus problemas resolvidos – caso haja algum. Usando o nosso software de help desk LiveAgent – um aplicativo que se integra perfeitamente ao Shopify – você pode otimizar a satisfação do cliente, vendas e conversões colocando um botão de chat ao vivo em sua loja. É simples, acessível e uma ótima maneira de construir confiança e criar clientes fiéis.
Não ignore os dados
Os dados podem ser confusos, mas você não deve ignorá-los. É importante tanto para as pequenas quanto para as grandes empresas. Eles pode ajudar a dizer o que está funcionando e o que não está, quem é seu público e quando gostam de fazer compras, quais são seus hábitos de compra, como eles chegam ao seu site e quais dos seus produtos são mais bem-sucedidos. As plataformas de ecommerce de hoje são muito boas em nos fornecer todos os insights de que precisamos para avaliar e melhorar nossas lojas, para que possamos fazer os ajustes necessários.
Avaliar os dados que envolvem as tendências gerais de compra, e como os usuários se comportam em nossos próprios sites pode ajudar nas decisões futuras, como quais produtos adicionar no futuro, quais parar de vender porque não têm desempenho e quais aspectos os usuários encontram atraente quando se trata de apresentação e usabilidade. Encontre uma boa solução analítica que se integre à sua escolha de plataforma CMS e permita que você obtenha o máximo dos seus dados, melhore sua loja de ecommerce e o ajude a prever futuras tendências de compras no nicho escolhido.
Abrace as redes sociais
Os clientes de hoje esperam mais de suas marcas favoritas. Além de fornecer ótimos produtos e uma experiência de compra on-line perfeita, os clientes são cada vez mais atraídos por marcas que se humanizam ao entrar em contato nas redes sociais. O que costumava ser uma adição moderna, mas opcional à estratégia de marketing, agora é considerado um canal de marketing essencial e se você quiser ter um bom desempenho online, deve abraças as redes sociais.
Vale a pena se inscrever em todos os canais de mídia social da sua marca, mesmo se você não planeja usar todos eles. Isso impede que outros usuários usem sua marca em canais que você esqueceu. As melhores plataformas para usar regularmente incluem Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest – os dois segundos são particularmente bons para postagens de imagens. Depois de ter essas contas, certifique-se de incluir os botões “seguir” e “compartilhar” nas páginas do seu site para que os usuários possam espalhar a palavra mais facilmente.
As redes sociais são um lugar ideal para compartilhar notícias, ofertas especiais, atualizações e postagens de bastidores, bem como para apresentar a interação dos clientes. A chave é ser social – daí o nome.
Seja pessoal
Uma coisa que as redes sociais fazem é criar uma experiência mais pessoal para os usuários. Este é um aspecto muito importante das vendas online. As pessoas sempre preferirão pensar que estão comprando de alguém que realmente conhece suas coisas e cuida de seus clientes, em vez de uma rede de lojas sem rosto. Personalizar a experiência do cliente trará grandes recompensas quando se trata de vendas. Toques pessoais como ads e ofertas relevantes baseados no comportamento de navegação anterior, e-mails de agradecimento, notas incluídas na entrega e mensagens nas redes sociais são ótimas maneiras de demonstrar seu amor pelos clientes. É aqui que pequenas lojas online têm uma vantagem sobre grandes empresas como a Amazon, com seus milhões de clientes – então, se você tiver tempo para entrar em contato pessoalmente, faça isso sempre e aproveite.
Você tem uma loja de comércio eletrônico (e-commerce) ou está pensando em abrir uma? Que dicas você achou úteis sobre como gerenciar uma loja online que compartilharia com outros empreendedores? Deixe-nos saber nos comentários.
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