Curioso sobre os prós e contras de um sistema de tíquetes de suporte gratuito? Nós temos-lhe coberto.. Reunimos todos os dados que pudemos encontrar para fornecer a você; insights sobre como você pode usar um sistema como este e como escolher o caminho certo para o seu negócio.
Que tipo de solução é essa e como ela funciona?
Se uma empresa tem como objetivo crescer e ter sucesso, ela deve proteger suas equipes de atendimento ao cliente de distrações, garantindo um alto nível de satisfação do cliente e uma experiência superior de atendimento ao cliente. Nesse contexto, a gestão cuidadosa da resolução de problemas é essencial para garantir que os clientes estejam satisfeitos com o serviço que você oferece. No entanto, ter uma equipe eficiente e trabalhadora para fazer o trabalho não é suficiente. As necessidades dos clientes precisam acompanhar o crescimento do seu negócio.
Uma empresa pode fazer melhorias consideráveis em áreas como organização, produtividade, tempo de resposta de chamados, tempo de resolução inicial e satisfação do cliente. Como? Bem, ao adotar conceitos e ferramentas que facilitem o gerenciamento das consultas dos clientes. Lidar simplesmente com todas as solicitações de forma improvisada, como sendo avaliadas por alguns agentes antes de serem atribuídas a uma pessoa responsável, não é uma maneira eficiente de lidar com isso. Simplificando, é necessário estar organizado para ser viável.
Para ambos os grandes, médios e pequenos negócios, um ecossistema de TI funcional é essencial para uma entrega de serviço bem sucedida. Mesmo que seja comum para um empresa, enfrentar diversos tipos de desafios, é importante responder aos mesmos, de uma forma rápida e eficiente. Para fazer isso, os negócios tem soluções nas mãos que permitem com que os usuários reportem os seus problemas, e criem facilmente tickets de incidentes, enquanto faz com que o trabalho dos agentes seja mais fácil e produtivo. Esse tipo de solução é chamado de sistema de ticketagem.
Software de ticketing – O que é isso?
Este software é essencial para todos os negócios, especialmente para os departamentos de help desk e serviço ao cliente. Esses departamentos são responsáveis por apoiar os membros de toda a organização, bem como os seus clientes. O software de emissão de tickets desempenha um papel crucial na gestão e resolução eficiente de problemas dos clientes.
Se você deseja ter uma solução que permita que sua equipe de suporte acompanhe e gerencie diferentes incidentes, talvez você precise de um software de help desk que tenha um sistema avançado de abertura de tickets.

Adquirir uma ferramenta confiável de sistema de chamados para sua empresa que atenda às suas especificações requer fazer um certo investimento que, como todos os outros, deve gerar retorno. No entanto, se você não está pronto para investir, também há a possibilidade de implementar um software gratuito de sistema de chamados.
Para ajudar você a obter uma compreensão mais profunda, explicaremos o conceito de sistemas de suporte gratuito para tickets; como eles funcionam, as características e se sua empresa precisa de uma solução desse tipo. Leia mais para descobrir todas as vantagens de uma ferramenta como essa.
Um olhar diferente sobre o sistema de tickets
Um sistema de tíquetes é uma solução generalizada que facilita a comunicação e as interações entre as empresas e seus clientes. Quando um cliente deseja enviar uma consulta, sugestão ou relatar um incidente a uma empresa; é o software de emissão de bilhetes que cria uma linha privada de comunicação entre as duas partes, tudo remotamente e online.
É importante ressaltar que esse tipo de solução não corresponde às ferramentas classificadas como de resposta imediata. Como por exemplo, chat ao vivo ou recursos de retorno de ligação. Uma vez que um ticket tenha sido atribuído a um caso, toda a comunicação de acompanhamento é facilitada através do mesmo ticket – durante todo o processo de resolução.

Um sistema gratuito de suporte a tickets cheio de funcionalidades, permite que os clientes relatem seus problemas ou requeiram qualquer tipo de ajuda que eles precisem. O papel do sistema de ticketagem é de organizar, gerenciar e arquivar todas as requisições de atendimento em um único lugar, enquanto fornece todas as ferramentas necessárias para que os agentes de atendimento possam ser responsável e responsivos.
Um software confiável de emissão de tickets gratuito deve permitir que diferentes equipes dentro de vários departamentos de uma organização visualizem os ingressos, tenham prioridades atribuídas e respondam a consultas por meio de vários canais de suporte.

É possível encontrar inúmeras ferramentas gratuitas de emissão de bilhetes desse tipo no mercado. No entanto, algumas possuem mais funções do que outras. Portanto, ao escolher uma ferramenta específica, escolha aquela que se adeque às características, requisitos e recursos da sua empresa.
O LiveAgent oferece software de emissão de bilhetes gratuito como parte integrante de sua solução de suporte técnico.

Características de um sistema de tickets de suporte gratuito.
Como já mencionamos, existem diversos sistemas gratuitos de ticketagem no mercado, mas nem todos oferecem as mesmas funcionalidades.
Contudo, todo software gratuito de tickets de qualidade, deve ser capaz de realizar as seguintes funcionalidades:
- Fornecendo a opção de personalizar os campos e funções principais.
- Oferecendo traduções multilíngues.
- Mantendo informações e quaisquer modificações atualizadas.
- Gerando, rejeitando e agendando tickets internos, externos, particulares ou próprios, genéricos e específicos para casos.
- Definindo fechamentos temporários e permanentes.
- Priorizando casos, tanto publicamente quanto privadamente.
- Refletindo a rastreabilidade das etapas do processo para controlar os tempos.
- Apresentação gráfica da rota dos ingressos.
- Atribuindo responsabilidades de acordo com categorias predefinidas.
- Efetuando colocação de nota privada.
- Enviando notificações por SMS ou email.
- Oferecendo um calendário integrado.
- Fornecer compatibilidade ou integração com diferentes sistemas operacionais, equipamentos e outros softwares.
- Permitir acesso a diferentes usuários e gerenciar permissões de acordo com os cargos.
- Registro de entrada do documento.
- Habilitando geração de relatórios.
Software gratuito de suporte de tickets – Como isso funciona?
A vida cotidiana dos membros da equipe de suporte ao cliente pode ser bastante caótica. Isso se deve principalmente ao fato de que eles podem receber consultas por meio de diferentes canais simultaneamente. Se isso acontecer, os agentes têm que lidar com uma enorme quantidade de solicitações e relatórios de incidentes ao mesmo tempo. A ideia do software de central de atendimento surgiu como resposta à enchente descontrolada de tickets. Isso foi essencial para fornecer um nível mais alto de eficiência ao departamento de suporte ao usuário. Além disso, o software de bilheteria gratuito foi criado para permitir que pequenas e médias empresas/empresas conscientes do orçamento ofereçam um serviço superior ao cliente.

Os balcões de atendimento das organizações usam esse tipo de ferramenta principalmente na esperança de obter melhores acompanhamentos aos problemas relatados pelos clientes. Um sistema de emissão de tickets permite às equipes de serviço registrar e acompanhar cada problema, avaliar sua prioridade e nível de progresso, atribuir responsabilidades e muito mais.
Com um sistema de tíquetes gratuito, as organizações podem acessar e gerenciar uma quantidade ilimitada de tíquetes e incidentes usando um único painel. Dessa forma, todos os requisitos podem ser atribuídos ao agente certo dentro da equipe e, portanto, podem ser atendidos quase imediatamente ou em um período de tempo aceitável.
Por que sua empresa precisa de uma ferramenta de suporte de chamados gratuita?
Mesmo se você já tem, ou está prestes a criar um pequeno négocio, você irá notar rapidamente que os seus funcionários podem ficar perdidos nas trocas de emails, mensagens e ligações não respondidas de clientes em potencial.
Continue lendo para saber por que toda organização precisa de um sistema de tíquetes. E levando em consideração que existem muitas soluções de software de bilhética gratuitas por aí, você certamente encontrará pelo menos uma ferramenta específica que atenda às suas necessidades de negócios.
Rastreamento eficiente de tíquetes
Graças ao rápido desenvolvimento de novas tecnologias, as empresas podem oferecer aos seus clientes um atendimento multichannel, assim como uma central de solução de problemas, onde eles podem expressar suas preocupações, fazer perguntas ou reclamações. Contudo, se uma empresa não utilizar as ferramentas necessárias, os problemas relacionados ao rastreamento das dúvidas, surgirão de forma rápida. Em outras palavras, as requisições dos usuários podem acabar em um loop infinito de tickets não resolvidos. Isso resulta em um número significante de incidentes não resolvidos, e consequentemente, na insatisfação do cliente.

Por outro lado, com um sistema de emissão de bilhetes gratuito, as equipes de suporte podem criar um banco de dados completo de incidentes e interações que lhes permite gerenciar melhor as solicitações dos clientes. Uma das maiores vantagens que esse tipo de ferramenta oferece é a priorização dos tickets por importância. Dessa forma, o departamento de suporte ou serviço não precisa se preocupar em resolver cada problema ou solicitação ao mesmo tempo, mas pode determinar quais solicitações devem ser prioritárias.
Detecção de problemas mais rápida
Um dos principais utilitários que o software de tíquetes de suporte gratuito pode fornecer é a detecção rápida de problemas. Isso é possível graças às métricas inteligentes e aos sistemas de classificação de categorias que compõem esse tipo de software. Com essas ferramentas à disposição, seus agentes podem identificar as causas de incidentes recorrentes e sua correlação com outros problemas com mais facilidade.
Atribuição de tarefas inteligente
Cada ticket deve ser atribuído a um agente para processamento, mas fazer isso manualmente equivale a uma perda real de potencial humano. Portanto, neste caso, o processo de emissão de bilhetes precisa ser automatizado. Esta é outra razão pela qual o software de ticketing gratuito é uma ferramenta essencial, pois também permite que seus agentes definam critérios e criem regras personalizadas para a atribuição de cada ticket ao membro certo de sua organização.
Como resultado, cada membro da equipe que utiliza o software de mesa de ajuda em seu trabalho diário terá conhecimento sobre quem está gerenciando o quê. Ninguém desperdiçará tempo lidando com consultas que já foram resolvidas por outros colegas.
Comunicação interna e externa mais suave.
Um sistema de ticket gratuito também melhora a cooperação entre seus agentes de suporte, permitindo que eles se comuniquem de forma mais eficiente (não apenas entre si, mas também com os clientes). foi criado, ou, cada vez que é modificado.

Quais são algumas outras vantagens de ter um sistema de bilheteria?
Bem, existem diversas outras vantagens em utilizar um software gratuito de suporte a ticketagem.
Como ficou claro no exemplo anterior, um sistema de ticketagem gratuito pode ajudar a melhorar o help desk, o suporte e o desempenho do time. Mas também podemos citar outros benefícios, os quais são:
- Um aumento na satisfação do cliente, pois as chamadas podem ser atendidas dentro de um prazo razoável e previamente acordado.
- Melhoria da comunicação, uma vez que a atribuição de números de chamado permite que os usuários acompanhem o processo de resolução e entendam a priorização no backlog.
- Um aumento na qualidade aumentou a confiança e elevou os níveis de desempenho dos membros da equipe de help desk/call center, que são capazes de responder às demandas de forma mais eficiente.
- Controle de desempenho aumentado, uma vez que o registro de chamados e o progresso de sua resolução podem ser parametrizados e analisados em relatórios de desempenho gerados automaticamente.
- Melhor conhecimento dos clientes, especialmente se a ferramenta for compatível e compartilhar atributos com outros softwares da empresa, como o CRM.
- Uma abordagem mais personalizada ao responder aos clientes, o que afeta positivamente sua lealdade.
- Um conjunto de conhecimentos, que permite aos usuários e especialistas em TI analisar os problemas mais frequentes e como eles foram resolvidos mais recentemente.
- Melhor e mais eficiente utilização dos recursos resulta em economia considerável de tempo e dinheiro, abrindo a possibilidade de ser utilizado em outros projetos em benefício de outros departamentos ou até mesmo de toda a empresa, o que pode levar a um aumento do ROI anual.
- Melhorias na imagem e reputação da empresa, como resultado de ser capaz de fornecer um atendimento ao cliente adequado e preciso.
- Gerenciamento de processos simplificado por meio de automação e regras de eventos temporais.
- Acúmulo reduzido de incidentes.
- Um aumento na renda, devido a um melhor gerenciamento, atenção aos detalhes e satisfação do cliente.
Um sistema gratuito de suporte de tickets é uma boa escolha?
Antes de selecionar qualquer ferramenta de gerenciamento de tickets ou até mesmo software gratuito de tickets, é necessário levar alguns fatores em consideração. Vamos listar alguns deles;
- O número de clientes que relatam incidentes, enviam perguntas ou solicitam assistência.
- O nível de segurança e o risco correspondente de invasão ou violação de dados, que poderiam colocar em perigo as informações da empresa ou dados dos clientes.
- Permitindo operação em todos os pontos de atendimento ao cliente.
- Se o sistema de emissão de ingressos for baseado na nuvem (para que a equipe possa acessar informações e trabalhar de qualquer lugar).
- Se os membros da equipe do help desk ou call center forem orientados para o serviço ou conectados aos valores e objetivos da empresa.
A escolha de qualquer solução de software para a sua empresa, deve estar diretamente relacionadas as metas e características de sua empresa.
No entanto, ao escolher sua solução, é importante prestar atenção também ao provedor e à qualidade do software de ticketing de suporte gratuito. Se você não sabe por onde começar, recomendamos que você dê uma olhada no LiveAgent. É uma excelente solução que integra um sistema de ticket gratuito com software de help desk, o que o torna a ferramenta ideal para capacitar seu departamento de suporte ao cliente.
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