E-mails de Agradecimento

O que são E-mails de Valorização do Cliente e Por Que Enviá-los?

E-mails de valorização do cliente são usados estrategicamente por negócios para estreitar os relacionamentos pessoais com os clientes e humanizar a marca. Um e-mail de valorização do cliente (ou e-mail de follow up) bem estruturado e personalizado enviado no momento certo tem quase o mesmo impacto do que agradecer um cliente pessoalmente. Isso pode ser muito útil para criar uma experiência positiva para o cliente e uma boa percepção da marca.

Quando Devo Enviar um E-mail de Valorização do Cliente?

Definitivamente não há um momento ruim para agradecer os clientes e mostrar a sua estima por eles. Mas alguns momentos e ocasiões parecem mais apropriados. E-mails de agradecimento não devem ser enviados necessariamente apenas quando um cliente faz uma compra. Se você estiver usando uma plataforma de automatização de marketing por e-mail, os e-mails podem ser enviados com base em várias ações diferentes do usuário.

Esse e-mail de follow up pode ser enviad:

  • durante uma data comemorativa como; Natal, Dia dos Namorados ou Páscoa
  • no aniversário do cliente
  • no aniversário de casamento do cliente
  • para clientes fiéis quando alcançarem marcas significativas da empresa
  • após uma compra ou recompra
  • depois de um feedback, avaliação ou depoimento
  • para agradecer o cliente por uma recomendação
  • quando um prospecto faz uma inscrição/assinatura/se torna um membro
  • para assinantes de newsletter
  • para participantes de um evento ou webinar

Como Escrever um E-mail de Agradecimento: 10 Passos

Ao escrever um e-mail de agradecimento lembre-se dos 10 passos para fazer com que ele seja relevante e eficiente. Esses passos também podem ser usados para um e-mail de follow up geralmente.

1. Pense no melhor assunto

O assunto é considerado importante porque pode influenciar na decisão do destinatário de abrir ou não um e-mail. Um estudo feito pelo Retention Science descobriu que assuntos com 6 a 10 palavras são os abertos com a maior frequência. Além de ter um tamanho aceitável, o assunto deve ser instigante e criativo ao invés de um simples “Obrigado”.

2. Comece com a saudação correta

A saudação correta dita o tom da mensagem. Se você conhece o destinatário, pode começar a mensagem com “Olá …” ou “Caro …”. Se a mensagem for mais informal, refira-se ao destinatário pelo primeiro nome. Caso contrário, use “Sr.” ou “Sra.,” seguido pelo sobrenome.

3. Expresse o seu agradecimento e seja direto

Vá direto ao ponto e seja específico sobre o que exatamente você está agradecendo. A mensagem deve ser sobre a valorização do cliente. Evite fazer propaganda do seu negócio, a não ser que esteja oferecendo um conteúdo educacional, um desconto especial, ou algo valioso.

4. Humanize a mensagem

Faça com que a mensagem pareça o mais humana possível. Leve em consideração a opção de enviar o e-mail por uma pessoa de verdade da sua empresa, ao invés do endereço “no-reply” comumente usado. Outra forma de humanizar a mensagem é usar emojis, quando apropriado.

5. Acrescente mais personalização

E-mails personalizados possuem maiores taxas de engajamento. Inclusive, pesquisas mostram que e-mails com assuntos personalizados têm 26% mais chances de serem abertos do que os que não têm. Você também pode personalizar a mensagem incluindo informações específicas do motivo do agradecimento.

6. Mantenha um tom amigável mas profissional

Dependendo do seu público, mesmo que seja aceitável escrever de uma forma um pouco mais informal e usar um pouco de humor, ainda é essencial manter um tom geral profissional, ou seja, sem gírias ou coloquialismos.

7. Olhe para o futuro

Previna que a mensagem seja de mão única e dê ao cliente a chance de continuar a conversa, além de avisá-lo que o suporte está a apenas alguns cliques:

8. Agradeça novamente

Depois que acabar a mensagem, pode fazer sentido terminar o e-mail agradecendo o cliente mais uma vez:

9. Use o final correto

Ao escolher a frase de encerramento, o grau de formalidade vai depender do destinatário. Algumas das mais comuns apropriadas para negócios podem incluir: “Respeitosamente …”, “Atenciosamente …”, “Cordialmente …”, “Sinceramente…”, “Com apreço”, “Tenha um bom dia/uma boa semana …”.

10. Revise antes de enviar

Antes de clicar em “Enviar”, revise a mensagem para garantir que a leitura tem boa fluidez, que ela passa a impressão correta de agradecimento, e que não há nenhum erro de digitação ou gramática que vão causar uma má impressão.

Exemplos de E-mail de Agradecimento

Agradecer um cliente pela compra

Agradecer um cliente por uma recomendação

Agradecer um cliente pelo feedback

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