E-mails de valorização do cliente são usados estrategicamente por negócios para estreitar os relacionamentos pessoais com os clientes e humanizar a marca. Um e-mail de valorização do cliente (ou e-mail de follow up) bem estruturado e personalizado enviado no momento certo tem quase o mesmo impacto do que agradecer um cliente pessoalmente. Isso pode ser muito útil para criar uma experiência positiva para o cliente e uma boa percepção da marca.
Definitivamente não há um momento ruim para agradecer os clientes e mostrar a sua estima por eles. Mas alguns momentos e ocasiões parecem mais apropriados. E-mails de agradecimento não devem ser enviados necessariamente apenas quando um cliente faz uma compra. Se você estiver usando uma plataforma de automatização de marketing por e-mail, os e-mails podem ser enviados com base em várias ações diferentes do usuário.
Esse e-mail de follow up pode ser enviad:
Ao escrever um e-mail de agradecimento lembre-se dos 10 passos para fazer com que ele seja relevante e eficiente. Esses passos também podem ser usados para um e-mail de follow up geralmente.
O assunto é considerado importante porque pode influenciar na decisão do destinatário de abrir ou não um e-mail. Um estudo feito pelo Retention Science descobriu que assuntos com 6 a 10 palavras são os abertos com a maior frequência. Além de ter um tamanho aceitável, o assunto deve ser instigante e criativo ao invés de um simples “Obrigado”.
A saudação correta dita o tom da mensagem. Se você conhece o destinatário, pode começar a mensagem com “Olá …” ou “Caro …”. Se a mensagem for mais informal, refira-se ao destinatário pelo primeiro nome. Caso contrário, use “Sr.” ou “Sra.,” seguido pelo sobrenome.
Vá direto ao ponto e seja específico sobre o que exatamente você está agradecendo. A mensagem deve ser sobre a valorização do cliente. Evite fazer propaganda do seu negócio, a não ser que esteja oferecendo um conteúdo educacional, um desconto especial, ou algo valioso.
Faça com que a mensagem pareça o mais humana possível. Leve em consideração a opção de enviar o e-mail por uma pessoa de verdade da sua empresa, ao invés do endereço “no-reply” comumente usado. Outra forma de humanizar a mensagem é usar emojis, quando apropriado.
E-mails personalizados possuem maiores taxas de engajamento. Inclusive, pesquisas mostram que e-mails com assuntos personalizados têm 26% mais chances de serem abertos do que os que não têm. Você também pode personalizar a mensagem incluindo informações específicas do motivo do agradecimento.
Dependendo do seu público, mesmo que seja aceitável escrever de uma forma um pouco mais informal e usar um pouco de humor, ainda é essencial manter um tom geral profissional, ou seja, sem gírias ou coloquialismos.
Previna que a mensagem seja de mão única e dê ao cliente a chance de continuar a conversa, além de avisá-lo que o suporte está a apenas alguns cliques:
Depois que acabar a mensagem, pode fazer sentido terminar o e-mail agradecendo o cliente mais uma vez:
Ao escolher a frase de encerramento, o grau de formalidade vai depender do destinatário. Algumas das mais comuns apropriadas para negócios podem incluir: “Respeitosamente …”, “Atenciosamente …”, “Cordialmente …”, “Sinceramente…”, “Com apreço”, “Tenha um bom dia/uma boa semana …”.
Antes de clicar em “Enviar”, revise a mensagem para garantir que a leitura tem boa fluidez, que ela passa a impressão correta de agradecimento, e que não há nenhum erro de digitação ou gramática que vão causar uma má impressão.
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