De forma geral, os funcionários do atendimento ao consumidor interagem com os clientes em nome de uma organização. Isso acontece através de diversos canais de suporte disponíveis para eles. Assim, eles podem resolver os problemas dos clientes rapidamente e eficientemente. Dependendo dos requisitos da vaga e da empresa, os deveres, funções e responsabilidades do atendimento ao consumidor podem variar muito.
Por exemplo:
Respondendo às consultas dos clientes dentro do horário comercial da empresa.
- diagnosticando problemas técnicos
- lidando com reclamações para construir estratégias para melhorar a experiência geral do cliente e incentivar a lealdade
10 responsabilidades e deveres dos funcionários de atendimento ao consumidor
Quais são exatamente os deveres de um representante do atendimento ao cliente no dia a dia? Abaixo está a lista das 10 maiores responsabilidades e deveres dos funcionários de atendimento ao consumidor. Abrangendo desde agentes da linha de frente e representantes de suporte técnico às posições daqueles que estão na gestão do atendimento ao consumidor.
1. Respondendo a perguntas sobre produtos ou serviços de uma empresa
Responder tanto perguntas específicas ou gerais de clientes sobre os produtos e serviços é uma responsabilidade chave de muitos agentes de atendimento. Aliás, funcionários com conhecimento são um dos aspectos mais importantes de uma boa experiência de atendimento ao consumidor. Saber os menores detalhes das ofertas de uma empresa é crítico para representantes de atendimento da linha de frente. Isso permite a eles oferecer respostas rápidas, precisas e compreensivas para clientes atuais e em potencial.
2. Processando pedidos e transações
Alguns dos deveres básicos de trabalho do atendimento ao consumidor pode envolver receber e processar pedidos realizados. Além disso, transações e também lidar com cancelamento de pedidos, devoluções de produto ou trocas. Isso significa garantir que os pedidos e transações dos clientes são processados de uma forma eficiente e rápida. O processamento de pedidos é geralmente associado com trabalhos de começo de carreira de atendimento ao consumidor. E isso é visto como uma excelente oportunidade para aqueles que estão buscando lançar suas carreiras no atendimento ao consumidor.
3. Resolvendo dificuldades e diagnosticando problemas técnicos
Resolver problemas de produtos/serviços, solucionar problemas e fornecer assistência técnica contínua aos clientes são os deveres típicos das equipes de suporte de suporte técnico em empresas de tecnologia e SaaS. Isso inclui fornecer ajuda e suporte para instalação, personalização, manutenção e atualização do produto. Exige que os agentes tenham profundo conhecimento do produto/serviço, bem como certas habilidades técnicas. Os representantes de suporte técnico geralmente trabalham em estreita colaboração com as equipes de desenvolvimento de produtos para garantir a otimização do produto e a melhoria da experiência do usuário final.
4. Entregando informação sobre as ofertas de uma empresa
Além de responder à perguntas e resolver problemas, os deveres dos especialistas de suporte de help desk pode incluir oferecer informação sobre as ofertas especiais de uma empresa e realizar vendas casadas de produtos/serviços, se apropriado, enquanto engajando com os clientes. Os representantes de serviço podem ser parcialmente envolvidos nas vendas, a um certo nível. No entanto, sua responsabilidade primária é auxiliar os clientes com solicitações dos produtos/serviços, garantindo uma positiva experiência e satisfação do cliente.
5. Oferecendo apoio proativo ao cliente
De acordo com vários estudos, os clientes de hoje em dia esperam que o atendimento ao consumidor seja mais proativo e personalizado. Assim, não é apenas exigido dos representantes do atendimento ao consumidor que respondam reativamente às solicitações. O apoio proativo ao cliente está também se tornando um dever comum dos funcionários de atendimento. Isso pode incluir oferecer suporte antes mesmo que os clientes peçam.
Por exemplo:
- através de chat proativo
- informando aos clientes sobre problemas reais ou potenciais com um produto/serviço
- monitorando as menções da marca
- engajando em conversas com os clientes nas redes sociais
- proativamente pedindo aos clientes feedback
6. Lidando com reclamações do cliente
Lidar com clientes insatisfeitos e lidar com reclamações é um dever quase inevitável de muitos funcionários de atendimento ao cliente. Isso se aplica especialmente aos representantes da linha de frente, que geralmente são o primeiro ponto de contato para os clientes. Os agentes precisam ser treinados para uma ampla gama de soft skills de atendimento ao cliente. Como ouvir bem, comunicação clara, empatia, capacidade de usar linguagem positiva, etc. Portanto, ser capaz de difundir clientes frustrados e garantir reclamação resolução. Por exemplo; digamos apenas que um agente está enfrentando um conflito que está além do escopo do que ele pode lidar. Nessa situação, o agente é responsável por encaminhar o cliente para as equipes internas apropriadas.
7. Coletando e analisando o feedback do cliente
Os deveres do representante de atendimento ao cliente não terminam apenas em responder aos clientes e resolver seus problemas. Coletar e analisar o feedback do cliente também pode fazer parte de suas tarefas de trabalho de atendimento ao cliente. Existem várias maneiras de automatizar a coleta de feedback. Os agentes também podem acompanhar pessoalmente os clientes para descobrir como a solução funcionou para eles. Além disso, anote suas sugestões sobre o que pode ser potencialmente melhorado. As equipes de serviço geralmente colaboram estreitamente com as equipes de marketing na coleta e análise de feedback collection and analysis.
8. Respondendo às avaliações dos clientes
As plataformas de comentários estão crescendo em popularidade e mais consumidores estão confiando nas opiniões/experiências de outras pessoas ao tomar decisões de compra. Responder a avaliações de produtos ou empresas escritas por clientes está se tornando uma responsabilidade cada vez mais importante dos funcionários de atendimento ao cliente. Cada avaliação negativa online pode facilmente atingir um grande público e afetar as vendas em potencial. Por isso, os atendentes devem saber lidar com críticas negativas e transformar essas situações desagradáveis em experiências positivas. Em geral, reduza possíveis danos à reputação da marca.
9. Desenvolvendo e documentando o conhecimento em conteúdo de apoio
Os funcionários de atendimento ao cliente naturalmente têm um profundo conhecimento dos produtos/serviços de uma empresa. Portanto, uma sólida compreensão de como usá-los para obter o valor máximo. Eles geralmente estão envolvidos no desenvolvimento e criação de conteúdo útil para clientes e prospects. Isso pode incluir escrever artigos da base de conhecimento, perguntas frequentes, manuais de ajuda, guias de instruções, documentação de solução de problemas e postagens em blogs. Basicamente, qualquer coisa que possa ajudar os clientes a encontrar respostas, resolver problemas e usar os produtos da empresa da maneira mais eficiente.
10. Acompanhando os KPIs e métricas do atendimento ao consumidor
O acompanhamento de indicadores-chave de desempenho (KPIs) e métricas é outra responsabilidade das equipes de atendimento ao cliente.
Esses podem incluir:
- As pontuações de CSAT – para acompanhar a satisfação do cliente.
- O Net Promoter Score (NPS) – para medir as chances da recomendação de uma empresa/produto/serviço por parte dos clientes para seus amigos e colegas.
- O Customer Effort Score (CES) – para avaliar a comodidade da experiência do serviço com uma organização.
- A Resolução no Primeiro Contato (FRC em inglês) – para descobrir como você pode lidar de forma eficiente com problemas do serviço no primeiro contato de um cliente.
- A Média do Tempo de Resolução (ART em inglês) – para ver quanto tempo demora para os agentes, em média, para resolver os problemas e outras métricas.
Descubra por conta própria
Topics
- Responsabilidades do gerente de atendimento ao cliente
- Desenvolvimento de políticas
- Contratação e estabelecimento de metas
Video summary
O texto fala sobre a carreira de Customer Service Manager, que tem como principal responsabilidade gerenciar uma equipe de agentes de atendimento ao cliente. Além disso, os gerentes também precisam desenvolver políticas e procedimentos, contratar funcionários, estabelecer metas e relatar o progresso. Eles também precisam continuar aprendendo e atualizando suas habilidades para acompanhar as mudanças na tecnologia e nas melhores práticas. O vídeo destaca que isso pode ser um trabalho estressante, especialmente lidando com clientes irritados, mas os gerentes podem usar a IA para ajudar a aliviar alguns dos desafios. Os espectadores são incentivados a clicar no link acima ou na descrição abaixo para saber mais.
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Frequently Asked Questions
O que é um representante de atendimento ao cliente?
Um representante do cliente auxilia os clientes em vários canais diferentes. Por exemplo, por meio de e-mail, chat ao vivo, SoMe ou chamadas. Além disso, o agente responde às perguntas do cliente e fornece as informações necessárias sobre o produto/serviço.
Quais são as funções de um representante de atendimento ao cliente?
Os deveres do representante de atendimento ao cliente incluem; respondendo às perguntas dos clientes, fornecendo informações sobre produtos/serviços e auxiliando na solução de problemas fáceis.
O que é um bom representante de atendimento ao cliente?
Um bom representante de atendimento ao cliente é um grande ouvinte e comunicador que é empático, mas com uma mentalidade de resolução de problemas.
Não ouça seus clientes – faça isso em vez disso | Kristen Berman | TEDxBerlin
Kristen Berman discute a importância de agir com base no comportamento dos clientes, usando a técnica de design comportamental para criar mudanças significativas nos produtos e serviços. Essa abordagem visa compreender os viéses psicológicos que influenciam o comportamento das pessoas, melhorando assim a tomada de decisões e o alcance de objetivos.
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