Conversar com o atendimento ao cliente pode ser uma experiência bastante frustrante para os consumidores. Algumas empresas são mais amigáveis ao cliente e tentam fazer o possível para oferecer um serviço excepcional. No entanto, outras pessoas não parecem se importar muito em agradar seus clientes quando se trata de suporte ao cliente. Se suas melhores tentativas de resolver um problema por conta própria não obtiverem sucesso, ligar para o atendimento ao cliente será inevitável. Siga as dicas abaixo para tornar sua experiência o mais tranquila e livre de estresse possível.
Ser geralmente educado e amigável pode ajudar muito com um agente do outro lado da linha, que provavelmente tem que lidar com ligações frustradas e rudes na maior parte do tempo durante seu turno de trabalho. Isso inclui não apenas algumas coisas básicas como não gritar ou praguejar, mas também admitir para a pessoa com quem você está falando que você sabe que ela pessoalmente não causou o seu problema. Se você se tornar abusivo, é menos provável que o agente esteja disposto a ajudar.
Expor o seu problema é a parte mais importante da chamada. Explique de forma clara e concisa, inclua detalhes específicos e não faça suposições sobre o que um agente sabe ou não sabe. No entanto, uma longa história de como você chegou a esse ponto e quanta frustração o problema lhe causou é absolutamente desnecessária e não ajudará a resolvê-lo rapidamente.
Lembre-se de que os agentes de atendimento ao cliente são apenas representantes da empresa, não proprietários. Eles têm seus limites e nem sempre são capazes de satisfazer suas solicitações, às vezes simplesmente porque não têm as ferramentas ou a autoridade para realizar certas ações, mesmo que desejem. Na maioria dos casos, eles têm que seguir regras rígidas e aderir à política da empresa de que não têm permissão para alterar abrindo uma exceção para você. E eles obviamente não podem gastar horas lidando exclusivamente com o seu problema, pois geralmente devem manter um tempo médio de tratamento.
Antes de escalar ainda mais, tente ligar mais uma vez. Você pode ter mais sorte de entrar em contato com um agente com mais conhecimento. Se as coisas não estiverem indo do seu jeito e seu problema continuar sem solução, não tenha medo de pedir o supervisor de um agente ou gerente. Não há nada de errado em fazer isso, desde que você não seja rude, agressivo e mantenha uma atitude amigável. Muitas vezes, esses representantes têm autoridade para fazer certas exceções às políticas da empresa, ao contrário dos agentes primeiros. Isso significa que eles podem ser muito mais úteis na resolução de problemas complexos.
Quando você termina a ligação, nem sempre significa que o problema está resolvido. Pode ser necessário fazer um acompanhamento algum tempo depois. Peça educadamente o nome do agente e o número do bilhete. Essas informações podem ser úteis caso você precise ligar novamente para falar sobre o mesmo problema. As chamadas a seguir serão mais fáceis se você puder fornecer diretamente um número de tíquete e o nome do representante com quem falou da última vez.
Se ainda não tiver sucesso, mas estiver determinado a não desistir, você pode ir a público e escalar ainda mais seu problema, compartilhando sua frustração nas redes sociais. Experimente o Twitter ou o Facebook. A maioria das empresas hoje tem presença nas redes sociais e monitora as menções às marcas para responder oportunamente às reclamações dos clientes e manter sua reputação online. Alguns até têm contas separadas no Twitter, exclusivamente dedicadas ao suporte ao cliente. Ao twittar em uma empresa, certifique-se de não xingar, pois algumas marcas têm uma política que as impede de responder a tweets abusivos.
Infelizmente, você nem sempre terá uma experiência excelente ao lidar com representantes de atendimento ao cliente, mas manter essas coisas simples em mente deve ajudá-lo a obter suporte ao cliente de qualidade na maioria das vezes.
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